A manutenção de um automatismo é muito importante para garantir o seu bom funcionamento. Se não forem efetuadas manutenções com a devida frequência, a longevidade dos produtos diminui, porque muitas peças começam a deixar de ter lubrificação e os problemas começam a aparecer.
Neste artigo vamos-lhe mostrar como realizar corretamente a manutenção nos nossos principais modelos de motores.
ROSSO EVO
Lubrificar os eixos de movimento do automatismo e da calha.
A única manutenção necessária é a lubrificação dos eixos de movimento do automatismo e da calha. Os pinhões nas duas extremidades das calhas, bem como os seus casquilhos de apoio e a corrente devem ser lubrificados no mínimo uma vez por ano.
LINCE
Limpar o tubo
- Com um pano embebido em spray lubrificante, limpe todos os resíduos que se acumulam no tubo do automatismo
- Aplique uma pequena dose de spray lubrificante pelo tubo e passe um pano seco para eliminar os excessos de lubrificante deixando uma camada homogénea pelo tubo
Lubrificar as cavilhas
- Retire as tampas dos suportes frontais e traseiros
- Coloque uma pequena dose de lubrificante nos orifícios que contêm as cavilhas de suporte
- Volte a colocar as tampas nos suportes respetivos
Verificar as chapas de suporte
- Certifique-se que os suportes continuam bem fixos nos pilares e portão para o bom funcionamento do equipamento
Estas medidas de manutenção devem ser efetuadas no mínimo uma vez por ano, de modo a manter o bom funcionamento do automatismo.
BRAVO500
- Verifique todos os apertos do automatismo, como a chapa de fixação ao chão, as chapas de fim-de-curso, o motor e a cremalheira
- Verifique se a distância entre cremalheira e motor se mantém inalterada e se esta engrena nos dentes do pinhão do motor da forma correta (com o passar do tempo pode acontecer alguma distorção)
- Lubrifique todos os sistemas/eixos de movimento do portão. Lubrifique ligeiramente com spray o pinhão e a cremalheira