A poupança de energia em casa é uma questão que tem estado na ordem do dia nestes últimos tempos, devido à crise energética que se faz sentir.
Reduzir os consumos é cada vez mais importante e temos que ter isto cada vez mais presente no nosso dia a dia.
É possível consegui-lo com pequenos gestos que devem ser incluídos na nossa rotina diária. Pode parecer difícil, mas existem vários gestos simples que se podem aplicar para reduzir a conta de energia da sua casa.
Neste artigo apresentamos algumas dicas com as quais é possível poupar energia em casa. Continue a ler.
Medidas que levam à poupança de energia
1. Beneficie-se da luz solar
Subir as persianas é um gesto que pode levar a uma poupança significativa na conta de luz. Atualmente existem sistemas automáticos que nos permitem que esta rotina seja feita de forma simples e em horários programados.
A luz do sol é ideal para quem opta por exemplo por trabalhar em casa, pois acaba por ser menos prejudicial para os olhos e, claro, é gratuita.
Em Portugal, desfrutamos de imensas horas de sol por ano, o que nos coloca como um dos países líderes no que diz respeito a isto.
2. Controle a temperatura
O controlo de temperatura em casa, especialmente no inverno e no verão, é uma das tarefas que nos leva a usar aparelhos de climatização com mais frequência, para que mantenhamos uma temperatura agradável.
Claro que sentir calor ou frio é uma questão muito pessoal, mas, como regra geral, uma temperatura confortável numa casa oscila entre 20 e 24 graus durante o dia e entre os 15 e 18 graus pela noite.
Recomenda-se por isso, não ultrapassar essas temperaturas, nem aumentar nem diminuir, pois pode levar a um aumento significativo no custo de energia.
3. Sempre que possível, use eletrodomésticos eficientes
Os eletrodomésticos eficientes são aqueles que otimizam ao máximo o uso de energia para alcançar os mesmos resultados.
Graças aos contínuos avanços tecnológicos, são adicionados novos recursos constantemente que tornam os nossos aparelhos muito mais eficientes, ajudando a baixar os custos da energia.
Certamente pode ter uma dúvida: como saber se um eletrodoméstico é eficiente? Para isso deve estar atento à sua classificação energética.
Cada eletrodoméstico é uma etiqueta que classifica o aparelho de A a G, sendo a primeira, a opção mais eficiente e a segunda, a menos eficiente.
4. Não desperdice energia
Embora pareça muito óbvio, se vai sair da sala ou do quarto, apague a luz.
Caso seja mais distraído (a) e deixou a iluminação acesa, pode optar por um sistema automático e através do seu telemóvel pode verificar se as luzes estão acesas e com um simples gesto desliga-las, ou então, programar um horário específico para que elas se desliguem automaticamente.
Se não usar o seu computador, consola de jogos ou televisão por algum tempo, desligue-os. Se não vai estar em casa muito tempo, não ligue o ar condicionado.
5. Otimizar o uso de aparelhos elétricos
O uso de eletrodomésticos é outro fator muito importante para poupar energia em casa, pois mesmo que seja o modelo mais recente e o mais eficiente, se não o usar corretamente, não será eficiente em termos de consumo de energia.
Algumas dicas para o uso dos eletrodomésticos:
- Encha totalmente a máquina de lavar e a lava-loiça a cada utilização.
- Lave a 40 graus no máximo.
- Não acumule gelo no frigorífico e mantenha a sua temperatura entre 3 e 7 graus.
6. Lâmpadas de baixo consumo e iluminação LED
As lâmpadas de baixo consumo, assim como a iluminação do tipo LED, além de iluminarem mais, em termos de eficiência energética ultrapassam largamente as lâmpadas e as instalações elétricas tradicionais, pelo que a sua instalação e utilização são uma das melhores soluções que devem ser implementadas desde o início.
7. Evite o consumo silencioso, sem stand-by
O stand-by pode representar até 10% do consumo total de energia da sua casa. Recomendamos vivamente que desligue todos os aparelhos e dispositivos que não utiliza.
8. Ajuste a potência da luz
A potência contratada representa uma parte importante da sua fatura mensal, por isso deve ajustá-la adequadamente, para que tenha aquela que é necessária, nem mais nem menos.
9. Lavar com água fria
Aquecer a água para lavar a roupa (esta opção está incorporada em todas as máquinas de lavar roupa), aumentará o seu consumo de energia.
Sempre que possível, e não havendo risco de danificar a roupa, recomendamos que lave com água fria, desta forma pode poupar bastante energia.
10. As apps ajudam!
Atualmente existem várias aplicações, que geralmente são disponibilizadas pelas próprias empresas fornecedoras de energia, que indicam os melhores horários para consumir energia.
Pode também consultar páginas na internet de comparadores de luz, como a Selectra, que ajudam a encontrar a melhor tarifa de energia para a sua casa.
Além disso, pode também integrar módulos Wi-Fi como os da gama MCONNECT que permitem controlar à distância a abertura e fecho do portão da garagem, ligar e desligar luzes, estores e cortinas. Tudo através do telemóvel, tablet ou computador e assistentes de voz como por exemplo, Google Assistant.
Já conhecia estas dicas? Esperamos que consiga diminuir o valor da sua fatura mensal e reduzir o seu consumo de energia e, assim, poupar ainda mais.
Se acha interessante este tema e gostaria de saber mais sobre as nossas soluções, contacte-nos.
Teremos todo o gosto em ajudar e esclarecer as suas dúvidas.
*Este artigo foi desenvolvido em parceria com Selectra.