Sabia que muitos dos problemas em motores de batente, resultam de as cotas de instalação não serem respeitadas?
Infelizmente, este ainda é um problema recorrente na instalação dos motores de batente, causando graves danos na mecânica do motor. Por isso, é de extrema importância que respeite as cotas mencionadas nos manuais dos produtos.
Como é originado este problema?
Com as cotas muito baixas (abaixo das cotas mencionadas no manual), o motor irá exercer uma força paralela ao portão e não no sentido de abertura ou fecho, gerando assim uma pressão excessiva no automatismo e no portão. O principal sintoma deste problema é quando o portão inicia o fecho aos solavancos, em vez de um movimento suave e contínuo em termos de velocidade.
Como consequência, as peças mecânicas irão apresentar um desgaste anormal devido ao esforço excessivo, provocando problemas a curto prazo.

Motores de batente instalados de forma errada em portão fechado

Motores de batente instalados de forma errada em portão aberto
Como evitar problemas na instalação?
A boa instalação deste tipo de automatismo passa principalmente por fixar os motores sempre com as cotas obrigatórias, de preferência nos valores maiores permitidos. Dessa forma, o motor irá ter o ângulo necessário para que, ao iniciar uma manobra, consiga exercer a força no sentido do movimento do portão e não paralelo ao mesmo.

Motores de batente instalados de forma correta em portão fechado

Motores de batente instalados de forma correta em portão aberto
De forma a facilitar a instalação dos nossos automatismos, dispomos nos manuais dos nossos produtos todos os valores de cotas recomendados, para que o motor possa funcionar sem problemas.
Esperamos que esta informação tenha sido útil e o ajude na instalação do seu próximo automatismo.